Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dramas de Primeiro Mundo

Dramas de Primeiro Mundo

11.Abr.15

Clássicos do cinema de terror

Diana M.
Ultimamente tenho estado a fazer um trabalho sobre o filme Rebecca, de Alfred Hitchcock, datado de 1940. Como o filme tem elementos do gótico, na minha pesquisa tenho-me deparado com referências a filmes dentro do género, mais antigos ou mais recentes, e sobre os quais tenho imensa curiosidade em ver. Posso dizer que dentro desse género, e associado ao terror/horror, já vi alguns clássicos como Frankenstein (1931) do James Whale, Bram Stoker's Dracula (1992) do Francis Ford Coppola, e o Mary Shelley's Frankenstein (1994) do Kenneth Branagh. 

Porém, na minha pesquisa deparei-me com uns tantos clássicos que ainda não vi e que tenho muita curiosidade. São eles: Dracula (1931) de Tod Browning, Nosferatu (1922) de F. W. Murnau e O Gabinete do Dr. Caligari (1920) de Robert Wiene. Todos filmes do início do século XX, todos com um ambiente muuuito sinistro (a figura do Conde Orlok é, aliás, icónica até para quem não viu o filme), e com a excepção do Dracula, os outros fazem parte do expressionismo alemão no cinema e são, por isso, filmes com uma estética muito marcada, mas de que gosto muito.
Vou tentar ver estes filmes nos tempos mais próximos e tenho a certeza de que vou ter pesadelos com o Conde Orlok. De. Certeza.


Um dia faço uma lista dos filmes deste género que vi e de que mais gostei.