Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dramas de Primeiro Mundo

Dramas de Primeiro Mundo

14.Jun.18

A minha rotina de pele

Diana M.

Ora, andava eu a ver vídeos e a ler posts e a fazer uma espécie de wishlist mental de coisas que eu gostava de comprar, quando me lembrei que podia partilhar convosco aquilo que é, actualmente, a minha rotina de cuidados de pele. Sinto que lhe podia adicionar alguns produtos melhores, mas por enquanto é o que a minha carteira me permite e, até agora, a minha pele não se tem queixado.

Mas como é que eu sei o que usar? Bom, primeiro há que perceber as necessidades da nossa pele e o tipo da nossa pele. Como já vem sendo hábito, não posso deixar de recomendar o blog da Ana, The Skin Game, que tem vários posts elucidativos sobre este tema, sobre onde começar na compra de produtos, ondem devem apostar mais... Ficam muito bem servidas e é por lá que me oriento também. Para além do blog dela, costumo seguir a Caroline Hirons, embora por vezes os produtos que ela menciona, das duas uma: ou são muito caros, ou não os consigo adquirir cá. Mas vai dando dicas sobre em que ingredientes devemos apostar, em que tipo de produtos, como perceber quais são as necessidades da nossa pele, e tem várias listas de dicas que podem consultar, as chamadas "Cheat Sheets". Como vou tentando estar atenta aos produtos que vão saindo e a bloggers em cujas opiniões confio, aqui ficam mais duas: Coquette à Portuguesa, A Pele que Habito.

 

Bom, e agora vamos à minha rotina! Atenção: Não sou nenhuma especialista em dermocosmética. O que aqui venho partilhar é baseado na minha experiência pessoal e no que vou lendo sobre os produtos em si quando faço pesquisa para mim mesma. Dividi isto em três partes: manhã, noite, e cuidados extra.

 

MANHÃ

manha2.jpg

 

De manhã o que eu mais quero é ficar mais tempo na cama. Por isso, a rotina tem de ser simples e rápida! Por ordem de aplicação, uso:

Água Micelar Hydrabio da Bioderma - É uma água micelar formulada para peles mais secas ou desidratadas e dou-me muito bem com ela. Costumava usar a Sensibio, mas prefiro esta porque a minha pele tem tendência a desidratar, apesar de ser mista, e notei algumas diferenças na minha pele. Uso-a para limpar o rosto logo de manhã e enxaguo com água.

Sérum C-Vit Lipossomal da Sesderma - Depois da pele limpa uso este sérum de vitamina C. O que é que ele faz? Ajuda a prevenir o envelhecimento, ou seja, sinais como rugas e manchas na pele, para além de dar luminosidade à pele.

Creme de Olhos da linha Nutriganics, da The Body Shop - Porque tenho a pele dessa zona mais seca e mais delicada, e noto que fico com muito melhor aspecto depois de usar este creme! 

Creme Hidratante Kerium DS da La Roche Posay - Como tenho dermatite seborreica, este é o creme hidratante que uso no dia-a-dia. Mantém a minha pele hidratada, controla a oleosidade, fico com a pele sem descamar, sem comichões nem irritações e confortável durante todo o dia.

 

NOITE

noite.jpg

 

Bálsamo Desmaquilhante de Camomila da The Body Shop - Se me tiver maquilhado, este é o primeiro produto que uso para retirar toda a maquilhagem. Se não estiver maquilhada, salto este passo. Sou fã deste bálsamo, já não quero outra coisa para me desmaquilhar e a maquilhagem sai toda, dilui-se no rosto, sem deixar a pele irritada ou repuxada.

Bioderma Sensibio Gel - Este produto utilizo para limpar o rosto, mesmo que me tenha desmaquilhado com o produto anterior. Aplico sobre a pele molhada e o gel transforma-se numa espécie de mousse que limpa o rosto de toda a sujidade do dia.

Pixi Glow Tonic - A seguir uso este tónico esfoliante que tem 5% de ácido glicólico. O que é que isto significa? Significa que este tónico ajuda na remoção das células mortas, na renovação celular da pele, deixa a pele mais uniformizada e luminosa. Noto que as minhas borbulhas diminuíram e que melhorou a textura e aparência da minha pele. Comprei num formato travel size para experimentar, mas sei que vou comprar o de tamanho normal, porque adoro!

Sérum Hydrabio da Bioderma - Depois da limpeza, uso um sérum hidratante. Apesar de ter uma pele mista e de ter dermatite seborreica, a minha pele tem a tendência para desidratar. Por isso, acho que à noite é o sérum ideal para usar, para ajudar a minha pele a recuperar de todas as agressões que sofreu durante o dia. Gosto muito de o usar porque ajuda a reter a hidratação da pele e absorve melhor o produto que eu puser a seguir. Se a minha pele estiver mesmo a precisar, também o uso de manhã, especialmente no inverno.

Intensely Revitalising Facial Oil da linha Oils of Life da The Body Shop - No fim disto tudo, uso um óleo facial. "Comassim tens a pele mista e usas um óleo na cara?!" Sim, uso e não há problema nenhum. Não fico com a pele oleosa só porque o produto é um óleo. Neste caso, o óleo nutre a pele, hidrata, acalma e deixa-a macia. Acordo no dia a seguir com aspecto de pele saudável que está pronta para mais um dia e noto que também ajuda a reduzir as borbulhas.

 

EXTRAS

extra.jpg

Para alturas em que a minha pele pede mais qualquer coisa, tenho duas máscaras que uso. O protector solar não é bem um extra porque, apesar de andar sempre enfiada em transportes e trabalhar numas catacumbas em que praticamente não há sol, eu uso protector solar! Bom, mas vamos por partes.

Himalayan Charcoal Purifying Glow Mask da The Body Shop - Esta é uma máscara purificante com vários ingredientes que limpa, purifica, absorve o excesso de óleo e, por isso, ajuda a manter uma pele mais luminosa, limpa, livre de borbulhas sem qualquer sensação de pele repuxada. Não sinto que tire hidratação à pele, porque o meu rosto fica super confortável mesmo depois de a usar, e fico, de facto, com a pele limpa. Foi uma sugestão de uma das vendedoras da marca e não estou arrependida, gosto muito de a usar. Não uso com nenhuma periodicidade específica, vou estando atenta à minha pele e consigo perceber quando ela precisa deste extra.

British Rose Fresh Plumping Mask da The Body Shop - Costumo usar esta máscara a seguir à anterior. Esta deve ser óptima especialmente agora para o verão, para aquelas noites a seguir à praia, porque a textura dela parece uma geleia que refresca o rosto ao mesmo tempo que hidrata e acalma a pele. Eu tenho a pele sensível e não tive nenhuma reacção no uso de nenhuma das máscaras. Adoro-as!

Protector Solar Isdin Fusion Fluid SPF50 - Eu sou branquela até dizer chega, com sardas e cheia de sinais. Se há coisa que eu tenho de usar é protector solar. Mas tenho uma confissão a fazer: não uso durante o ano todo. Eu sei, shame on me... Mas, de facto, eu não estou exposta ao sol no meu dia-a-dia, a não ser os 5 minutos que vou de casa até à estação e os 5 minutos do metro até ao trabalho. E eu até tenho a Vitamina D muito em baixo, preciso de apanhar uns raios de sol em horas que são seguras! No verão o caso muda de figura, porque bastam-me 10 ou 15 minutos ao sol numa esplanada ou no caminho até algum lado ou na fila à espera de entrar num restaurante para ficar com o rosto parecido com um tomate. Por vezes até decido ir a pé para o trabalho, quando chego a Lisboa, e nesses dias sim, uso protector. Factor 50, que não se brinca com isto. Já experimentei muitos protectores solares, mas acho que acertei em cheio com este, porque absorve rapidamente e não fico com a cara oleosa depois de o colocar. Gosto muito e só recomendo! Até a minha mãe já o comprou.

 

E depois deste post longuíssimo, pergunto: querem ver mais posts destes? Gostam? Qual é o vosso feedback? Digam de vossa justiça 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.