31.Jan.14
Dallas Buyers Club
Diana M.
Acabei de ver este filme no âmbito da minha "maratona" dos Oscars deste ano. De todos, este era o filme sobre o qual eu tinha mais curiosidade, por saber das transformações físicas drásticas de dois dos actores deste filme: Matthew McConaughey e Jared Leto. Estão praticamente irreconhecíveis.
Este filme é baseado na história de Ron Woodroof que é diagnosticado com o vírus HIV, em 1986 e confrontado com uma sentença de morte: dão-lhe 30 dias de vida. Porém, Woodroof acaba por tentar perceber melhor a doença, os medicamentos disponíveis e a sua vida gira à volta de uma batalha contra a indústria farmacêutica e a procura de tratamentos alternativos para combater a doença. O Dallas Buyers Club é uma espécie de clube onde Woodroof acaba por vender esses medicamentos a outros pacientes.
Não sou nenhuma crítica de cinema e não ambiciono a tal, mas tenho cérebro suficiente para conseguir construir uma opinião. Gostei bastante deste filme pelo tema em que se foca e pelas prestações fantásticas dos actores que já mencionei. Além disso, gostei do olhar sobre a polémica e toda a luta de poder das indústrias farmacêuticas sobre os medicamentos que realmente curam e que não são vendidos pela indústria. Acho que é um tema bastante pertinente e que continua actual.
McConaughey e Leto estão fenomenais, na minha opinião, e foram aos extremos para interpretar os seus papéis. Formam um par bastante peculiar, bastante diferente mas que acaba por se manter unido por causa da doença em comum. Em suma, penso que a nomeação para o Oscar de melhor filme é justíssima, tal como a nomeação dos seus actores. O filme prende, desde o início, e conseguiu-me pôr a pensar em todas aquelas pessoas com doenças graves e que se vêm dependentes deste tipo de jogo de poder para conseguirem medicamentos que as curem e que tornem as suas vidas um pouco melhores.