Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dramas de Primeiro Mundo

Dramas de Primeiro Mundo

09.Out.17

Exposição "Vikings - Guerreiros do Mar", no Museu de Marinha

Diana M.

BANNER - vikings SITE-1.jpg

 

Pois que ontem resolvi ir ver, finalmente, a exposição Vikings: Guerreiros do Mar que está no Museu de Marinha, em Belém, até dia 12 de Novembro. Tinha algumas expectativas para esta exposição (espadas! eu só queria ver espadas vikings!) e não me desiludi.

 

Esta exposição está muito bem construída, quase que nos conta uma história do povo viking, com perto de 600 peças que pertencem ao Museu Nacional da Dinamarca, ao longo de duas salas e dividida em várias àreas. Logo no início da exposição temos um vídeo que nos faz uma introdução aos vikings: quem eram, de onde eram, quais as suas crenças, o seu modo de vida, o que os registos medievais nos deixaram, os seus mitos e as suas viagens e conquistas - incluindo as várias incursões a Portugal. 

 

Ao longo de duas salas seguimos, então, a história deste povo através dos objectos que nos foram deixados. Sendo que o museu que acolhe esta exposição é o Museu de Marinha, há um ênfase maior na vida dos vikings enquanto exploradores do mar. Podemos ver vídeos da construção dos barcos na época, ter uma noção da sua grandiosidade e das técnicas empregues e de como alguns elementos foram adaptados à navegação, mais tarde. Temos, ainda, outras áreas temáticas em que se abordam aspectos como o quotidiano, o vestuário, a estrutura social, as crenças religiosas, o comércio e a organização militar. 

 

Achei muito boa a envolvência de toda a exposição - as cores usadas, os vídeos, a música de fundo, a ordem pela qual a exposição está disposta - tudo é bastante apelativo e torna a exposição mais interessante. Em relação aos artigos dispostos, estes têm várias origens: Dinamarca, Noruega, Rússia, Alemanha. Contam-se vários objectos interessantes, desde a utensílios domésticos, a adornos femininos, passando por armas (espadas!!), e objectos religiosos.

 

É uma exposição muito completa e vale muito a pena ir ver - eu adorei. Passem lá! Para mais informações sobre horários e preços, vejam aqui.

Junto, mostro-vos umas fotos também, todas tiradas por mim - com pouca qualidade, é certo, porque foi com o telemóvel.

 

IMG_20171008_164610.jpg 

Um dos vários adornos femininos - neste caso, um colar de prata

IMG_20171008_161824 (1).jpg

 Três dos vários exemplares de espadas vikings - datadas entre os séculos IX e XI

IMG_20171008_162832 (2).jpg

 Vários objectos decorativos

BeFunky Collage (1).jpg

Réplica da Pedra de Jelling - A primeira face com uma representação de Cristo, a segunda com uma representação pagã e a terceira com insrições rúnicas

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.