Filmes natalícios
Chega Dezembro e, com ele, o Natal e todo um conjunto de filmes que, para mim, estão associados a esta época e que gosto sempre de os rever. Seja porque têm um tema natalício, porque se passam durante esse período ou porque, durante anos, passavam na televisão repetidamente no dia de Natal.
Estes são os meus filmes favoritos para ver durante a época natalícia:
Love Actually (O Amor Acontece) (2003)
Como não podia deixar de ser. Desde há uns anos, não passo um Natal sem ver este filme. Adoro as várias histórias que nos são apresentadas, os actores, o facto de se passar, ora pois, no Natal, e pelo tema central que une todas as linhas narrativas: o amor. É um filme delicioso, engraçado e amoroso. Vejam!
The Holiday (O Amor Não Tira Férias) (2006)
Mais um cuja temática principal é o amor, o sentimento que une todas as pessoas independentemente da idade, nacionalidade, género, raça, etc. Todos queremos amar e ser amados e este é mais um film sobre o amor. Amanda (Cameron Díaz), que vive em Los Angeles, e Iris (Kate Winslet), que vive nos arredores de Londres, decidem trocar de casa durante duas semanas e é através dessa troca que descobrem o amor - durante a época natalícia também. Adoro os actores, as paisagens inglesas, as histórias de ambas e os momentos de humor. E o facto de Iris ser tão eu.
E.T. (1982)
Como não? Este, para mim, é O filme natalício por excelência, que dava praticamente quase todos os natais antes de ser ultrapassado pelo Sozinho em Casa. Adoro este filme, acho que ainda hoje choro, e é um clássico do cinema. Durante anos quis um E.T. para mim...
The Polar Express (O Expresso Polar) (2004)
Um filme de animação com uma história deliciosa sobre o significado do Natal. Uma aventura mágica onde os protagonistas são crianças que, durante a viagem no comboio expresso, aprendem lições valiosas sobre a amizade, a coragem e o espírito do Natal. É fantástico.
Edward Scissor-Hands (Eduardo Mãos de Tesoura) (1990)
Olhem, vou já começar a chorar. É, talvez, o meu filme favorito do Tim Burton e do Johnny Depp. É de uma sensibilidade enorme, com uma estética muito própria, quem já viu os filmes do Tim Burton já sabe do que falo, e com uma história, de certa forma, trágica. É um filme muito bonito, com uma banda-sonora fantástica e com uma história inesquecível.
Aqui ficam as minhas sugestões cinematográficas para a quadra natalícia. Quais são as vossas?