Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dramas de Primeiro Mundo

Dramas de Primeiro Mundo

03.Fev.14

Her

Diana M.

Ontem consegui ver este Her, de Spike Jonze. Está nomeado para os Oscars, uma das nomeações é a de melhor filme e, sem saber nada sobre ele, a não ser que era com o Joaquin Phoenix, fui vê-lo. Olhei para o poster do filme e pensei "surpreende-me".

Deixem-me que vos diga que o Joaquin Phoenix é um dos meus actores preferidos. Há alguns filmes que ainda não vi dele (mas porquê, preguiça... porquêêê??) mas já vi uns quantos para considerá-lo um dos melhores actores da sua geração (não que a minha opinião conte para alguma coisa, mas quero lá saber). Ainda não vi uma única prestação dele de que não gostasse. Adoro a intensidade dele e a forma como se entrega a cada personagem.

E o que dizer deste filme? Adorei. Belíssimo. Desde a originalidade da história - simplificando muito é, basicamente, a história de um homem que se apaixona por um computador - à banda sonora (oh meu deus, eu quero aquela banda sonora!!), à emoção que consegue transmitir... Ficamos mesmo com a noção de que é perfeitamente plausível apaixonar-se por um computador. Especialmente se ele tiver a voz da Scarlett Johannson. E eu sou uma gaja.

O filme é inteligente e penso que acaba por reflectir sobre o poder que a tecnologia tem nas nossas vidas, o quanto ela interfere nas nossas relações e na ideia que temos sobre elas. Essa tecnologia que, ao mesmo tempo que nos afasta das pessoas reais, acaba por aproximar-nos delas. É um filme simples, até um pouco melancólico, sentimental, com meia dúzia de actores, mas que toca num tema universal: o amor. E todos entendem as alegrias e tristezas que dele advêm. E sobre o amor vem uma frase da personagem da Amy Adams, que adorei: 
"I think anybody who falls in love is a freak. It's a crazy thing to do. It's kind of like a form of socially acceptable insanity."

Recomendo, definitivamente, e penso que merece a nomeação ao Oscar.